Thursday, November 16, 2006

NêrêosKinêo



Nereus, do grego Nêrêos, é uma figura mitológica grega que personifica o deus da rica abundância de peixe no mar. Na arte antiga grega, ele é representado em vasos, geralmente acompanhado das suas filhas Nereides(50 ao todo) e com uma cauda de peixe com escamas em vez de pernas.
A sua figura é, para nós, uma metáfora da procura por uma plataforma capaz de proporcionar o máximo de gozo nas mais variadas situações em que surfamos. A fish parece-nos a cauda de Nereus, uma extensão/prótese do corpo humano, que permite glide e conectividade com a onda como nenhuma outra espécie de prancha de surf que experimentámos até hoje.
Seduz-nos o movimento de compressão e extensão numa parede de água que é característico das fishes . Sentimo-nos mais em sintonia com a onda. A velocidade gerada torna, por vezes, ondas a fechar em secções, partes planas e lentas destas em superfícies de gozo.
Nesta pequena experiência, resolvemos chamar a plataforma NKI(NêrêosKinêoI), numa livre tradução: o movimento de Nereus.
Embarcámos no desenvolvimento, em conjunto com o shaper Chicco Russo, de um template baseado numa fish não tradicional. Isto é, com um outline mais curvo e menos paralelo. Com súbtis diferenças e afinações nas várias larguras procuraremos testar diferentes combos de fins e formas de bottoms.
Não concebemos tamanhos maiores a 6´4", acreditando que o típico movimento das fishes se perderá com o comprimento e o tamanho ideal situa-se entre 5´8" e 6´0"...
Não é só uma experiência de surf que procuramos; não nos satifaz apenas apercebermo-nos das diferenças que os fins e fundos provocam na surfada ou que combinação melhor se adapta a determinado break. Através do Russo, do seu olho treinado e hábeis mãos, queremos perceber e compreender melhor o que está por baixo dos nossos pés... ele é o pilar desta pequena aventura, sem a qualidade de shape e acabamentos que demonstrou com a <<<000quadrigae>>> não nos atreveríamos a imaginar aquilo que agora expômos.
Com o blog, procuraremos expôr a nossa pequena experiência acumulada com este tipo de pranchas ao longo do último ano e meio e o gozo que deu. Partilharemos a informação que coleccionámos no decurso deste tempo em sites como a surfermag, bonzer 5, só para nomearmos alguns, que em parte permitiram ultrapassar a lacuna/falta de tradição nesta espécie de pranchas de surf... e, claro, manteremos um diário da evolução da experiência...
Alexandro & Vasco

No comments: